Um Palacio na Cidade
Segundo Pavimento Salão Veneziano Salão Mourisco Salão de Banquetes Capela Salão Azul Salão Nobre Capela Salão Azul Salão Nobre Salão Veneziano Salão de Banquetes Salão Mourisco


   O desenho da planta define uma composição assimétrica baseada na articulação dos três espaços "nobres" - o salão nobre, o salão amarelo e a sala dos banquetes - coloca o salão amarelo como intermediário entre os dois; a sua significação justifica, na fachada lateral, a acentuação das três janelas que identificam o salão.
   A estrutura da escada, com dois ramais, não privilegia a entrada axial do salão nobre, mas as duas portas laterais de acesso, ao salão amarelo e à galeria que comunica também com a capela.
   A estrutura do sistema decorativo tem como objetivo a valorização máxima destes três ambientes com apelo às referências francesas e aos elementos barrocos - espelhos, pinturas, esculturas e ornamentos.
   Nas salas de "transição", a decoração tem um caráter mais tranqüilo, como no salão Azul, ou mais particular, que na casa original podia ser vinculado às funções; caberia supor que o salão Mourisco tenha sido utilizado pelos homens depois do jantar (salão de fumar) e a sala Pompeana para as mulheres. Em geral, são evidentes as decorações mouriscas e pompeanas e sua relação com as atividades íntimas – e não de intensa participação social. É também o caso da capela, com as cores obscuras e as referências religiosas nas paredes.




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