Um Palacio na Cidade
Salão Ministerial Hall da Escada Hall Principal Salão Ministerial Hall da Escada Hall Principal


   A estrutura planimétrica do embasamento demonstra que o elemento compositivo principal tem o seguinte eixo: uma porta de entrada pequena, quase uma seteira, como para evitar o olhar da rua para dentro de prédio; e a imediata dilatação do vestíbulo pelas colunas laterais, definindo as comunicações possíveis, com as salas laterais menores ou, na direção do eixo principal, para subir pela escada no segundo andar.
   Após a mudança de uso, os presidentes entravam no prédio pela porta de serviço lateral, e fica evidente a inexistência de uma comunicação entre essa entrada e a escada principal. É razoável supor, portanto, que os presidentes usavam o elevador para acessar o segundo andar.
   O embasamento, assim, é mais um elemento intermediário entre a rua e o piano nobile que uma estrutura funcional com uma personalidade própria.
   O segundo elemento importante é o salão principal, no bloco defronte ao jardim, pela relação entre ele e o jardim, através das grandes portas de vidro que abrem sob o teto da galeria. Evidentemente, não possuía uma função pública importante na casa original, já que o acesso só é possível ao longo das salas laterais ou através da pequena sala intermediária entre a porta de serviço e o salão. Um detalhe que merece ser evidenciado é o desenho do piso de madeira, com as faixas concêntricas para o meio da sala, formando uma espécie de funil óptico.




UFRJ-FAU-PROURB-LAURD

Este site foi feito para monitores de resolução 800x600px.